Colégio Objetivo Bragança


Geração Saúde

Arroz e Feijão – Par perfeito
Dra. Francine Michelan   |  Quarta-Feira,  27 de Fevereiro de 2013


 Muitos acreditam que a combinação entre arroz e feijão compromete o sucesso da dieta, levando-os a optarem em consumir somente saladas e grelhados, mas isso é realmente um MITO. Muito pelo contrário, estes dois alimentos juntos, riquíssimos em nutrientes podem ajudar no emagrecimento, tornando-se uma união perfeita.

O feijão, especialmente o branco, contém faseolamina, uma proteína que gera saciedade e inibe o processo de digestão dos carboidratos, portanto diminui a absorção de açúcares.

Esse efeito é ampliado quando o feijão está junto com o arroz, sobretudo se for o integral. Além do mais, o feijão apresenta o amido resistente, um carboidrato completo que serve de fibra para o bom funcionamento do intestino e gera uma sensação de estômago cheio.

O arroz integral também apresenta fibras em sua composição, sendo estas importantes, pois absorvem a água dos alimentos, aumentando o volume gástrico e diminuindo o apetite. Elas também diminuem a vontade de comer doces depois das refeições e ainda evitam a compulsão de beliscar o dia todo.

E não é só na perda de gordura que a união do arroz com feijão auxilia.
Como num casamento bem sucedido, eles se completam, ou seja, os aminoácidos (pedaços de proteínas) que faltam no feijão, o arroz fornece e vice-versa.

A lisina, que é um aminoácido do feijão, se liga à metionina do arroz, formando uma proteína de alto valor biológico, sendo assim chamada por conter todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Mas isso não acontece caso o feijão ou o arroz sejam consumidos isoladamente.

Além disso, eles fornecem vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, além de fitoquímicos, que são compostos naturais que protegem os vegetais de agressões externas, servindo como antioxidantes em nosso favor.
Outros benefícios:

- O arroz integral, diferente do arroz branco tradicional, é mais nutritivo, pois em sua película conservada se concentra muitos micronutrientes como alguns acima já citados e ainda mais cálcio, potássio e zinco. Esse tipo de arroz é também grande fonte de vitamina B6 e triptofano, ambos precursores de um neurotransmissor chamado de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e que tem papel fundamental no controle de compulsões, em especial os carboidratos. O feijão também é grande fonte de triptofano.

- o feijão ajuda a atenuar os sintomas de TPM (tensão pré menstrual) como irritabilidade e inchaço, devido as doses de tiamina (B1) e riboflavina (B2) presentes nele.

- O feijão pode diminuir o risco de câncer no intestino, pois suas fibras ajudam a eliminar as toxinas e também prevenir o câncer de mama por apresentar isoflavonas em seus grãos.

- Embora o mineral ferro presente no feijão não seja tão bem aproveitado, pode sim ajudar a combater a anemia se consumido junto com alimentos fonte de vitamina C, como as folhas verdes, suco de laranja, limonada, acerola ou goiaba.

Portanto não deixe faltar em sua mesa essa dupla nutritiva e saborosa, pois são fonte de vários nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para uma alimentação saudável.

  • 18 de março de 2015

  • 14 de novembro de 2014

  • 12 de setembro de 2014

  • 20 de fevereiro de 2014

  • 26 de outubro de 2013

  • 09 de maio de 2013

  • 27 de fevereiro de 2013

  • [ + Notícias ]


    [ + Vídeos ]



    2º ano do EF - Dinâmicas
    Nuricionais

    3º ano do EF - Aprendendo
    sobre insetos

    Aprendendo
    sobre Répteis
    [ + Galerias ]



      © 2018. Todos os direitos reservados.
    Rua Palmiro Orsi, 121
    Jardim Europa
    Bragança Paulista/SP
    VIVO: (11) 4034-6666
    NET:  (11) 2473-6660
    NET:  (11) 2473-6661
    Área restrita