Colégio Objetivo Bragança


Geração Saúde

Dicas para um Lanche Saudável
Dra. Francine Michelan   |  Quinta-Feira,  09 de Maio de 2013


 # Frutas são sempre uma boa opção, ricos em vitaminas, minerais e fibras. Muitas são fáceis de carregar como banana, ameixa, mexerica, uva maçã;

# Se a lancheira for térmica uma boa opção são os iogurtes;

# Cereais, como de milho ou granola, acompanham bem as frutas, leites e iogurte;

# Sanduíches são fáceis de carregar e podem ser muito nutritivos e saborosos. Procure variar os pães e os recheios e sempre que possível incremente com alface, cenoura ou beterraba ralada, tomate, etc;

# Procure sucos de caixinha com menor quantidade de conservantes e açúcar. Se possível, opte por suco natural ou polpa congelada; Evite os refrigerantes, que não oferecem nenhum tipo de nutriente (caloria vazia);

# De preferência escolher biscoitos doces sem recheio, pois contém menos açúcar e gordura;

# Salgadinhos de pacote devem ser evitados no lanche da escola. Esses alimentos possuem alto teor de sódio e são nada nutritivos;

# Bolo caseiro simples ou de frutas, é gostoso e mais saudável que os industrializados;

# As frutas secas são bem docinhas e substituem bombons e balas

Montando um lanchinho saudável

GRUPO LARANJA
Nutriente:
Proteína
Função:
Construtores

- Leite, fermentado, achocolatado, de soja, vitamina
- Iogurtes: simples, com mel ou com frutas
- Queijos: mussarela, prato, minas padrão, petit suisse, ricota, queijo pasteurizado...
- Frios: de peru, de chester, presunto magro. Em vez de frios pode-se usar atum
Ovos: de galinha ou de codorna.

GRUPO VERMELHO
Nutriente: Carboidrato
Função: Energéticos

- Pães: francês, de forma, integral, preto, bisnaguinha, mini-sírio, com gergelim, caseiros, de cenoura, da batata
- Bolo simples (sem recheio e sem cobertura): fubá, chocolate, cenoura, abacaxi, laranja, pão-de-ló...
- Biscoitos: integrais, salgados ou doces (sem recheio e sem cobertura – sem ser waffer), grissini
- Cereais: podem ser os matinais, a base de milho, aveia ou arroz ou ainda barrinhas.

GRUPO VERDE
Nutriente: Vitaminas e Minerais
Função: Reguladores

- Frutas (frescas ou secas): banana, uva, maçã, pêra, ameixa, pêssego, morango, goiaba, nectarina, melão, mexerica, mamão, manga. Na forma de salada de frutas Prefira as frutas da época, pois são mais nutritivas.
- Sucos: natural, de polpa, de garrafa, ou ainda água de coco.
- Vegetais: tiras de vegetais (pepino, cenoura, vagem), tomate (italiano, cereja...), mini cenoura, milhinho em conserva

É necessário combinar uma opção de cada grupo abaixo

Exemplos de lanchinhos:

1- Leite fermentado + Biscoito polvilho + Banana

2- Iogurte de frutas + Cereal (corn flakes ou granola) + Pêra

3- Pão preto (integral) + Requeijão batido com agrião + Suco de laranja

4- Cookies integrais + salada de frutas + queijo pasteurizado

5- Mini Pão francês + patê de atum + cenoura ralada + suco de polpa de morango

6- Goiabinha + água de coco + polenguinho®

7- Bolo de laranja + leite de soja + morangos

8- Rolinho de blanquet de peru + torradinhas com azeite + tomatinho cereja (ou grape)

9- Bisnaguinha + blanquet de peru + tomate + suco de manga

10- Grissini + leite com achocolatado + cenoura baby

11- Pipoca doce + suco de soja (200ml de suco de soja sabor original, 6 morangos, gelo)

12- Petit suisse (danoninho®) + pipoca de macarrão + ameixa

13- Ovos de codorna + bolachas água e sal + Suco de uva integral

14- Chocolate (bis® ou barrinhra) + Limonada com couve (1 limão, ½ folha de couve manteiga, 200ml de água, gelo, açúcar de necessário)

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