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Geração Saúde

10 alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Por Francine Michelan - Nutricionista CRN 20217 -    |  Quinta-Feira,  20 de Fevereiro de 2014


 Pensando na saúde das crianças e adolescentes, há a necessidade de nos informarmos melhor sobre os alimentos que lhes são oferecidos. Abaixo segue alguns produtos que são considerados nutritivos embora seu consumo deva ser com muita moderação:

1- Barrinha de Cereais
Prometem ser uma ótima opção para o lanche porque são fáceis de armazenar e contêm fibras, nutrientes estes que aumentam a sensação de saciedade, dão energia e ajudam no funcionamento do intestino e na absorção das gorduras. O problema é que muitas das barrinhas são ricas em açúcar e sódio. Para saber se elas são de qualidade observe no rótulo se as fibras aparecem entre os primeiros ingredientes. Prefira as barrinhas de frutas, que são menos gordurosas, e as que contêm flocos de milho, mel, aveia e castanhas. Fique de olho na lecitina de soja, que é uma substância usada para dar liga no alimento, mas pode causar alergia nas crianças. Pode ser feita uma barrinha mais natural em casa ou usar o doce de banana se açúcar.

2- Suco de caixinha
Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que refrigerantes. Além de uma quantidade grande de sódio, substância que em excesso, pode aumentar a chance de um futuro problema de pressão alta. Contêm também corantes e aromas que são pura química, inclusive nos de soja. A saída é alterná-los com suco natural ou água mesmo. Ou os sucos integrais que não têm açúcar. Para aumentar a duração dos naturais, misture-os com água de coco.

3- Peito de peru
Apesar de ser visto como uma alternativa melhor do que o presunto, os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque são uma mistura de carne e pele do animal. Para conservar o produto, as indústrias usam nitritos e nitratos, substâncias químicas que em excesso, podem causar câncer. Tente evitar o máximo possível este e outros embutidos ou processados como mortadela, salsicha.

4- Sobremesa Láctea
As sobremesas lácteas como queijo petit suisse ou aquelas sabor chocolate ou baunilha fazem sucesso com as crianças porque são bem docinhas e saborosas. Estes produtos são gordurosos e têm pouca proteína, além de menos quantidades de cálcio. Apresentam também aromas e corantes artificiais que devem ser evitados nos primeiros anos de vida, pois estão relacionados a uma série de problemas como alergia e hiperatividade. Uma sugestão mais saudável seria bater iogurte natural com a fruta que a criança mais gosta, se houver necessidade acrescente açúcar demerara orgânico em pequena quantidade. E não ofereça logo após as refeições e sim nos lanches intermediários.

5- Leite de soja
A soja é classificada como um alimento saudável, mas precisa ter cautela ao oferecer às crianças. Isso porque pode ser tão alergênica quanto o leite de vaca. A soja é uma proteína de difícil digestão, por isso, pode causar alergias alimentares em crianças menores de dois anos que têm um sistema digestivo imaturo. Evite o consumo em grandes quantidades e diariamente, o interessante seria rodiziar entre os leites: de vaca, soja, de cabra, de arroz ou aveia.

6- Bisnaguinha
Ela é molinha e fofinha graças a muita gordura hidrogenada. Esse tipo de pão é feito de farinha branca e açúcar, e nada de fibras. Não faz mal oferecê-lo uma vez na semana, sendo que se ofereçam em outros dias, pães na versão integral ou de fôrma. O pão francês e aqueles feitos em casa, em panificadoras portáteis, também são ótimos substitutos, pois têm menos conservantes.

7- Frozen yogurt
Eles parecem saudáveis por conta do iogurte, que tem pouca gordura e é fonte de cálcio. Realmente são uma boa opção, mas só se a marca de frozen usar iogurte de verdade, natural e sem aromatizantes, em sua formulação. Muitas lojas misturam sorvete comum ou á base de iogurte, que têm gordura saturada e trans. Para se proteger dos “falsos”, analise o rótulo e observe a porcentagem de gordura (quanto mais próxima de zero, melhor). Ah, e controle as coberturas que costumam ser uma bomba calórica.

8- Cereal Matinal
Já reparou no que sobra no saquinho quando acaba o cereal do seu filho? Açúcar puro. Pode ser uma boa fonte de energia, já que cada grão do cereal é um grão de milho. Nesse caso, opte pelas versões sem açúcar, que em geral são destinados aos adultos. Pode-se adicionar uma fruta e se necessário, poucas quantidades de mel ou açúcar orgânico.

9- Empanados de frango
Parece carne de frango, mas o empanado é um compensado, uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes de frango, farinha e leite em pó. Dessa forma, mesmo que se faça assado em vez de frito, ele não é saudável. E para piorar, o que dá gosto a mistura é o glutamato monossódico, um realçador de sabor que é neurotóxico. O empanado industrializado é usado como substituto da carne de boi ou de frango, que são proteínas completas. Só que eles não são equivalentes. Uma opção rápida e saudável para fazer em casa, pensado em proteína, é usar ovos.

10- Produtos light e diet
Se você tinha a impressão de que poderia consumi-los sem restrições, esqueça! Para crianças, os diet e light são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Achar que eles podem ser servidos à vontade, já que têm menos açúcar e gordura, é um erro. Muitos desses produtos apresentam quantidades maiores de sódio que a versão original. É melhor ingerir uma quantidade menor da versão tradicional do que o dobro da light.

Em contrapartida os alimentos abaixo são saudáveis, quem diria:

Atum enlatado

É fonte de ômega 3 e tem gordura boa. Bom substituto para os embutidos.

Legumes congelados
São práticos e têm boa conservação de nutrientes e fibras. O congelamento faz com que percam apenas um pouco de vitamina C.

Pipoca
É rica em fibras e substâncias antioxidantes, que podem prevenir até câncer. Mas preste atenção no preparo: de micro-ondas não vale. Faça na panela com um fio de óleo vegetal. E não exagere no sal!

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