Colégio Objetivo Bragança


Geração Saúde

Vitamina D
Francine Michelan - Nutricionista CRN 3 20217   |  Sexta-Feira,  12 de Setembro de 2014


 A vitamina D (colecalciferol) é uma vitamina lipossolúvel (precisa de gordura para ser absorvida), essencial para o funcionamento saudável do organismo, responsável em manter o equilíbrio mineral do corpo.

Ela é essencial para a absorção do cálcio influenciando diretamente no metabolismo e composição da matriz óssea.

Estima-se que 1 bilhão de pessoas em todo o mundo tenha deficiência ou insuficiência dela, sendo muito observada em obesos, em decorrência do seqüestro dessa vitamina pelo tecido adiposo e também em pessoas com pouca exposição aos raios solares. Isso porque a vitamina D é sintetizada pela pele a partir dos raios ultravioletas.

No Brasil, pela sua localização geográfica em zona tropical, a hipovitaminose D esta mais associada ao envelhecimento, limitada exposição aos raios solares, dieta inadequada e uso de muitos fármacos que comprometem a absorção e o metabolismo da vitamina D.

Dentre as conseqüências mais comuns da deficiência de vitamina D estão as deformidades ósseas que, na infância, caracterizam o raquitismo e, no adulto, a osteomalácia, osteopenia e osteoporose. Esta última se observa com mais freqüência em idosos, maior responsável pelas fraturas nesta faixa etária. Entretanto, estudos recentes já relacionam a deficiência dessa vitamina com o risco de outras doenças como as cardíacas, pressão alta, câncer, artrite reumatóide e outras doenças auto-imunes.

Além da exposição dos raios ultravioletas, a vitamina D é adquirida através da alimentação, as principais fontes dela são: leite e derivados, ovos, peixes gordurosos como o arenque, cavala e salmão. Os óleos de fígado de peixes também são ricos, assim como os alimentos fortificados.

A forma mais fácil e natural de obter vitamina D é a partir da exposição à luz solar. Apenas 15 minutos por dia, de preferência em ossos longos como braços e pernas, já aumentam a sua produção. Mas, ressalta-se que quando os níveis dessa vitamina estão muito baixos (menores que 30 nmol/l) é difícil recuperá-lo apenas com o sol, sendo necessária a reposição com suplementos.

  • 18 de março de 2015

  • 14 de novembro de 2014

  • 12 de setembro de 2014

  • 20 de fevereiro de 2014

  • 26 de outubro de 2013

  • 09 de maio de 2013

  • 27 de fevereiro de 2013

  • [ + Notícias ]


    [ + Vídeos ]



    2º ano do EF - Dinâmicas
    Nuricionais

    3º ano do EF - Aprendendo
    sobre insetos

    Aprendendo
    sobre Répteis
    [ + Galerias ]



      © 2017. Todos os direitos reservados.
    Rua Palmiro Orsi, 121
    Jardim Europa
    Bragança Paulista/SP
    VIVO: (11) 4034-6666
    NET:  (11) 2473-6660
    NET:  (11) 2473-6661
    Área restrita