Colégio Objetivo Bragança


Geração Saúde

Alimentos para a autoestima e bem-estar
Por Francine Michelan - Nutricionista CRN 3 20217   |  Sexta-Feira,  14 de Novembro de 2014


 Nos dias atuais o estresse faz parte de nossas vidas. Este quando em excesso influencia negativamente nossa saúde favorecendo o aparecimento de algumas patologias. Dessa forma a alimentação deve estar muito bem equilibrada e rica em antioxidantes a fim de combater o estresse oxidativo e radicais livres produzidos pelo estresse.

Para combater o estresse, precisamos estar bem conosco, ou seja, a boa autoestima favorece o combate dele. Para melhorar nossa autoestima, a boa alimentação também se faz necessária.

Abaixo seguem alguns alimentos que aumentam a liberação de serotonina, hormônio neurotransmissor, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar:

- Banana: fruta rica em triptofano, substância que é precursora da serotonina. A queda de serotonina deixa o organismo suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade e mau humor.

- Abacate: tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as sustâncias químicas do cérebro e garantem efeito relaxante.

- Mel: alimento fonte de triptofano, com ação calmante que induz a sensação de bem-estar.

- Nozes: possuem vitamina B1 que ajuda a converter glicose em energia, aumentando a disposição.

- Tofu: combate a deficiência de magnésio, que resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia.

- Peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha): excelentes fontes de ômega-3, um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação do consumo desses alimentos com a felicidade está no aumento da produção dos receptores de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular.

- Pimenta: aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta de cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.

- Alface: tem efeito calmante. O miolo é rico em lítio, que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.

- Laranja: essa fruta, assim como qualquer outra rica em vitamina C, é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios, e acalma.

- Castanha: fonte de gordura saudável, proteína e sais minerais. Importante na ação antioxidante e no combate ao estresse. É também rica em triptofano.

  • 18 de março de 2015

  • 14 de novembro de 2014

  • 12 de setembro de 2014

  • 20 de fevereiro de 2014

  • 26 de outubro de 2013

  • 09 de maio de 2013

  • 27 de fevereiro de 2013

  • [ + Notícias ]


    [ + Vídeos ]



    2º ano do EF - Dinâmicas
    Nuricionais

    3º ano do EF - Aprendendo
    sobre insetos

    Aprendendo
    sobre Répteis
    [ + Galerias ]



      © 2017. Todos os direitos reservados.
    Rua Palmiro Orsi, 121
    Jardim Europa
    Bragança Paulista/SP
    VIVO: (11) 4034-6666
    NET:  (11) 2473-6660
    NET:  (11) 2473-6661
    Área restrita