Colégio Objetivo Bragança


Geração Saúde

Dieta Detox? Você sabe o que é?
Por Francine Michelan - Nutricionista CRN 3 20217   |  Quarta-Feira,  18 de Março de 2015


 Ultimamente, ouvimos com frequência, pessoas falarem em dieta detox ou suco detox, usados especialmente por aqueles que desejam emagrecer, mas muitos não conhecem ou não sabem exatamente o que quer dizer tal termo.

Para melhor esclarecer, a palavra detox vem de destoxificação, ou seja, desintoxicação do organismo. É a eliminação de produtos tóxicos ou toxinas do corpo, os chamados xenobióticos.



Os xenobióticos nos atingem diariamente podendo estar em muitos lugares; desde os poluentes que estão no ar, os contaminantes da água, os conservantes dos produtos industrializados, os agrotóxicos das frutas e verduras, o uso crônico de medicamentos, o excesso de açúcar dos alimentos, o bisfenol dos copinhos de plástico onde tomamos os cafezinhos diários e os metais pesados que estão nos produtos cosméticos e assim por diante. São todas substâncias que intoxicam, o qual não conseguimos metabolizá-las, podendo se acumular no organismo.

O objetivo principal da destoxificação é tornar essas toxinas que geralmente são lipossolúveis, em substâncias mais hidrossolúveis, sendo dessa forma possível de ser eliminado pelo organismo através da urina, bile ou suor.

Essa destoxificação acontece diariamente e em todas as células do nosso corpo, mas principalmente fígado e intestino. O mau funcionamento desses órgãos tem influência direta na carga tóxica afetando os sistemas imunológicos e neurológicos, produzindo reações de inflamação e disfunção neurológica.

Essa eliminação de toxinas traz inúmeros benefícios e não só o emagrecimento. Benefícios como:

- Redução ou até eliminação de dores de cabeça e enxaquecas causadas por hipersensibilidade e excesso de toxinas;

- Mais energia e bem-estar ao acordar e ao final da tarde;

- Melhor qualidade do sono;

- Redução de inflamações como celulite e acne;

- Dentre outros...

A dieta de destoxificação é complexa e tende a ser bem restritiva, principalmente aos alimentos consumidos com maior frequência pela maioria das pessoas como o leite e o pãozinho do café-da-manhã.

Mas como dito acima, essa eliminação é feita diariamente sendo que podemos ajudar esse processo tendo hábitos alimentares diários mais saudáveis, através de uma dieta rica em frutas e verduras de preferência orgânicos, alimentos considerados funcionais e o menor consumo de alimentos industrializados possível. Lembre-se, quanto mais natural a alimentação melhor para a saúde geral.

Abaixo seguem alguns alimentos que favorecem o processo de destoxificação:

- As brássicas como a couve-manteiga, couve-de-bruxelas, repolho, brócolis, agrião, rúcula, couve-flor, nabo e rabanete;
- Limão e laranja
- Cúrcuma
- Alecrim
- Chá verde
- Alho, entre outros.

O suco detox, muito comentado e consumido ultimamente nada mais é que uma mistura de alimentos que favorecem o processo de destoxificação, não é único e pode ser feito com diversos ingredientes. Em geral, usa-se uma brássica associados a frutas.

A dieta detox não é igual para todas as pessoas, precisa ser personalizada, necessitando do acompanhamento de um nutricionista.

Receita de um suco detox:



- 300ml de água de coco (evitar industrializadas)
- 2 colheres de sopa de limão
- 2 folhas de couve
- raspas de gengibre
Bata todos ingredientes no liquidificador, tomar sem açúcar.
OBS: pode trocar as frutas e hortaliças verdes.

  • 18 de março de 2015

  • 14 de novembro de 2014

  • 12 de setembro de 2014

  • 20 de fevereiro de 2014

  • 26 de outubro de 2013

  • 09 de maio de 2013

  • 27 de fevereiro de 2013

  • [ + Notícias ]


    [ + Vídeos ]



    2º ano do EF - Dinâmicas
    Nuricionais

    3º ano do EF - Aprendendo
    sobre insetos

    Aprendendo
    sobre Répteis
    [ + Galerias ]



      © 2017. Todos os direitos reservados.
    Rua Palmiro Orsi, 121
    Jardim Europa
    Bragança Paulista/SP
    VIVO: (11) 4034-6666
    NET:  (11) 2473-6660
    NET:  (11) 2473-6661
    Área restrita