Bragança Paulista -      
Colégio Objetivo Bragança    
Home
A Escola
Aluno Online
Cursos
Dicas dos Professores
Tarefa Net
Central Objetivo
O Que Estudar
Informativo Interno
Fique por Dentro
Parcerias
Geração Saúde
Fale Conosco
   :: INTERCÂMBIO
Intercâmbio com Responsabilidade
Tel.: (11) 4033-3018
   :: AJUDA
   :: EXERCÍCIOS
   :: DICAS
   :: NOTÍCIAS
   :: LINKS

 

16/10/2008
Erros na dieta infantil
Dra. Francine Michelan
Pesquisa revela que crianças entre dois e seis anos de idade ingerem menos vitaminas e minerais do que deveriam para crescer saudáveis


Boa parte das crianças brasileiras de dois a seis anos come mais do que deveria e, ainda assim, carece de nutrientes essenciais ao crescimento. Faltam à alimentação delas cálcio, vitamina D e fibras. A conclusão é de um grande estudo recém-concluído que mapeou o que as crianças realmente ingerem dos alimentos oferecidos a elas na escola e em casa. Os pesquisadores analisaram o que lhes é servido na merenda escolar e o que elas deixam no prato. Também perguntaram aos pais o que elas consumiram em casa na noite anterior à entrevista. Chamado de Nutri-Brasil Infância e realizado com patrocínio da indústria de alimentos Danone, o trabalho avaliou 3.111 crianças matriculadas em creches e pré-escola da rede pública e particular de nove Estados brasileiros.

De um lado, o estudo trouxe algumas boas notícias. "Praticamente não há desnutrição nessa faixa etária", diz o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, coordenador do levantamento. Porém, ele mostrou uma realidade inquietante: as crianças brasileiras, de norte a sul do País, costumam deixar no prato a maior parte das frutas, legumes e verduras e dão preferência a alimentos como arroz, feijão, macarrão e biscoitos."O que elas comem garante um bom aporte de energia, mas não oferece o que precisam para um desenvolvimento adequado. É o que se chama de fome oculta", diz a nutricionista Rosana Farah, da Universidade São Camilo, responsável pelo trabalho em São Paulo.

A principal lacuna na dieta é o cálcio, imprescindível para a saúde dos ossos e dos dentes. Cinqüenta e sete por cento dos pequenos entre quatro e seis anos ingerem menos do mineral do que deveriam.Suas melhores fontes são o leite e derivados. Outra ausência é a vitamina D, que promove a absorção do cálcio. Quando essas duas falhas se combinam, o resultado é o atraso no crescimento, cujo impacto já se faz sentir em 5% das crianças avaliadas.

O reduzido aporte de fibras é outro problema e afeta 95% daqueles com quatro a seis anos. Nos menores, o índice chega a 77%. Sua maior fonte no cardápio infantil é a sopa, mas o certo é que fossem frutas e verduras. A curto prazo, a ausência de fibras prejudica a atividade intestinal. Mas ela é importante para o controle do colesterol, prevenção da diabete e de tumores de intestino. Por fim, a pesquisa revelou que os pequenos comem três vezes mais sal do que poderiam. "Em vez de 1,8 a dois gramas, ingerem cerca de seis gramas", diz Rosana. As conseqüências já aparecem. "Em alguns lugares temos três vezes mais crianças com alterações de pressão arterial do que a média de 1% esperada", diz Fisberg.

Na opinião do médico Neylor de Oliveira, da Sociedade Brasileira de Pediatria, a recusa das crianças em comer frutas, verduras e legumes têm raízes em casa. "Em geral, elas consomem tudo misturado. Como não conhecem o sabor desses alimentos, os recusam", diz. É o que fez Mateus, seis anos, de São Caetano (SP). A mãe, Marisa Mariano, briga muito para que coma vegetais. "Se eu deixasse, ele comeria apenas macarrão e leite com chocolate", conta.


A saída é oferecer frutas e legumes para a criança degustar desde cedo. Foi o que fez Priscila Silva, mãe de Virgínia, seis anos, de São Paulo. Hoje, a menina adora saladas e frutas."Ela provava os vegetais desde bebê e tomo gosto. Já precisei dizer que só daria a salada de sobremesa, depois que comesse arroz, feijão e frango", conta Priscila.

SABOR AMARGO
57% Das crianças de 4 a 6 anos não ingerem diariamente o tanto de cálcio de que deveriam.
Também faltam à dieta fibras e vitamina D.
5% têm baixa estatura para a idade. O índice é o dobro do considerado normal na literatura especializada (em torno de 2,5%).
11% dos menores de cinco anos já estão obesos.
O consumo diário de sódio é três vezes maior do que a quantidade recomendada.
O QUE PODE MUDAR ESSE CENÁRIO
Alterações no cardápio para evitar o sobrepeso e a obesidade
Fortificação nos alimentos com nutrientes essenciais (ferro, zinco e vitaminas A e D, por exemplo)
Adoção de uma política junto à indústria alimentícia para diminuição do sódio,açúcar e gorduras nos produtos
Introdução de alimentos saudáveis nas escolas

Artigo publicado na Revista ISTO É de 15 de outubro de 2008, autoria de Mônica Tarantino. (Ano 31 nº 2032).
 
Colégio Objetivo Bragança    






Educação Infantil
2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
6º ao 9º ano/ 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
1ª a 3ª séries do Ensino Médio
Horários dos Treinos
Plantão de Dúvidas:

2ª feira -> Prof. Wilson
-> das 13h30 as 14h30

3ª feira -> Prof. Eduardo  -> das 13h30 as 14h30

3ª feira -> Profª Luciana Zuccon -> das 13h30 as 15h

Plantão de Informática:

Horários: 2ª, 3ª e 5ª-feira
   :: PARCERIAS

   :: FIQUE LIGADO!
   :: ALUNO ONLINE
Rua Palmiro Orsi, 121 - Jardim Europa - Bragança Paulista / SP - (11) 4034-6666